Sabemos que muitas pessoas sonham com a casa própria, algumas pessoas sonham com um terreno para construir, uma casa ou até mesmo um apartamento. Atualmente, há inúmeras possibilidades de adquirir um imóvel, seja com recursos próprios, saldo FGTS e muito comum o financiamento imobiliário.
Os bancos facilitam e oportunizam seus clientes a realizarem o financiamento imobiliário pela própria instituição. Inicialmente, a pessoa que desejar adquirir o financiamento imobiliário deverá solicitar uma análise de crédito, esta análise é detalhada e o cliente deverá apresentar determinados documentos e aguardar a resposta do banco.
É de suma importância que o cliente demonstre ao banco ou instituição financeira a sua possibilidade de adimplir com as parcelas do financiamento, que o cliente não tenha restrições junto aos órgãos de proteção ao crédito e necessariamente seja maior de idade e possua capacidade civil para exercer seus direitos perante a lei.
Após a aprovação do financiamento, o banco irá realizar a transferência do valor do imóvel para a sua conta e você irá realizar o pagamento do valor emprestado de forma mensal. Normalmente os financiamentos imobiliários são pactuados para pagamentos em 30/35 anos, ou seja, é um grande prazo para pagar a sua dívida com o banco.
Muitas pessoas no momento de entusiasmo de adquirir seu imóvel próprio, não se atentam as taxas de juros cobradas pelo banco, ou seja, um financiamento de 30 (trinta) anos merece atenção, eis que você terá este comprometimento por um longo período de tempo.
Quando procurar um advogado imobiliário?
É recomendado à pessoa que tiver uma carta de crédito ou financiamento aprovado, que busque um advogado imobiliário com referencia e experiencia na área a fim de ler o contrato a ser pactuado e confira sobre a taxa de juros e existência de venda casada.
Frequentemente há abusividade na cobrança de taxas e parcelas nos financiamentos imobiliários. Os juros são tabelados de acordo com legislação específica, não podendo extrapolar os limites permitidos por lei sob pena de arcar com as penalidades previstas.
Se caso for constatado que há abusividade na cobrança, o advogado irá entrar em contato com o banco a fim de que este corrija as situações de abusividade constatadas.
O cliente deve estar atento ao valor das parcelas e taxas de juros, o advogado possui papel fundamental dentro destas negociações eis que possui vasto conhecimento na área e pode lhe auxiliar a fim de evitar prejuízos financeiros.
Se caso você já tenha realizado um contrato de financiamento imobiliário, você também tem o direito de buscar um advogado imobiliário para solicitar o cálculo da taxa de juros e se for o caso entrar com uma ação revisional de financiamento imobiliário.
Nas ações de revisão de financiamento imobiliário, há o amparo da legislação para que se adeque a taxa de juros aplicadas e que seja realizada a devolução dos valores pagos de forma abusiva. A legislação garante os direitos daquele que paga por valor indevido e abusivo.
Podemos afirmar a importância do contratante em analisar o valor das parcelas que devem ser pagas e a taxa de juros aplicadas, tendo em vista que em muitos casos o contratante não consegue por muito tempo arcar com o integral pagamento das parcelas.
Nos contratos de financiamento imobiliário também é muito comum a venda casada, seja de cartões de crédito, seguro de vida, seguro do imóvel entre outras situações que podem ser inclusas no valor da parcela mensal do seu financiamento imobiliário. Saiba que a venda casada não é permitida por lei, sendo ilícita esta contratação pelo banco.
Muitos bancos camuflam informações importantes dentro das negociações realizadas o que de certa forma trás inúmeros prejuízos financeiros para aquele que quis contratar unicamente o seu financiamento imobiliário.
Se você pretende contratar um financiamento imobiliário ou já realizou a contratação e verificou abusividade nas taxas de juros, procure imediatamente um advogado imobiliário especialista no ramo do direito, este profissional é fundamental para esclarecer suas dúvidas e lhe auxiliar na constatação de abusividade nas cobranças. Não deixe que as taxas de juros impeçam o sonho do seu imóvel próprio.
Atualmente há inúmeras possibilidades de requerer perante o judiciário esta alteração no seu contrato de financiamento e devolução dos valores pagos de forma abusiva, a fim de evitar maiores prejuízos financeiros.