advogados

Cliente pode colocar o banco na justiça?

Cliente pode colocar o banco na justiça?

Cliente pode colocar o banco na justiça

Atualmente, muitas pessoas realizam negociações e possuem contas bancárias com instituições financeiras. Após a pandemia, consequentemente as contas digitais e pagamentos por meio eletrônico facilitaram o dia-a-dia de muitas pessoas.

 

Há alguns anos atrás, não se pensava em realizar contratos bancários, contratos de empréstimo e até mesmo abertura de conta bancária por meio do celular. Esta opção gerou facilidade e rapidez ao lidar com os tramites bancários.

 

Porém, muitas pessoas enfrentam situações desagradáveis com a sua instituição bancária, como por exemplo: cobrança de tarifas, abusividade na taxa de juros, descontos indevidos e até mesmo podem ter seu nome negativado pelo banco por algo que não é legítimo.

 

Consequentemente com o aumento de clientes bancários, em alguns casos as instituições financeiras não conseguem ter um controle correto sobre a entrada e saída de informações, muitas vezes havendo erro em seu sistema o qual prejudica diretamente o cliente.

 

Se você presenciou uma situação ou foi vítima de uma situação de negativação indevida ou abusividade de taxas e financiamentos por exemplo, você tem direito de requerer o ressarcimento destes danos ocasionados perante a justiça.

 

Inicialmente, quando constatada alguma das situações acima mencionadas, é recomendado que realize a contratação de um advogado bancário. Este profissional é habilitado e possui conhecimento para lhe auxiliar no pedido e ingresso de ação judicial cabível.

 

Quando posso ingressar com uma ação contra o banco?

 Quando falamos na possibilidade de requerer perante a justiça o ressarcimento dos danos causados pela instituição financeira, podemos mencionar alguns casos comuns que fazem o cliente buscar um advogado bancário, quais sejam:

 

1 – Negativação Indevida: Conforme mencionado inicialmente, houve um aumento significativo na abertura de contas bancárias nos últimos anos. Com o aumento de clientes e movimentações bancárias, em alguns casos os bancos não conseguem ter um controle maior das informações em seus sistemas, de forma que podem ocasionar negativações indevidas em nome dos seus clientes e de outras pessoas que sequer possuem vínculo com a instituição.

 

O SPC/SERASA são órgãos que controlam a saúde financeira dos consumidores, por meio deste órgão é possível averbar negativações quando o cliente deixa de realizar algum pagamento a fim de não prejudicar outras instituições e também é utilizado para regulamentar o SCORE do cliente.

 

Diversos casos há a negativação indevida, se você for vítima desta falta de atenção por um boleto já pago ou até mesmo dívida inexistente, deverá buscar um advogado bancário para ingressar com uma ação indenizatória.

 

Necessariamente a parte que foi lesada deve estar atenta que o processo de indenização e ressarcimento de danos não pode ser utilizado como meio para enriquecer ilicitamente sobre a conduta do banco e sim para evitar que outras pessoas passem pela mesma situação. O valor de indenização será fixado pelo magistrado com base no seu entendimento e entendimentos de outros tribunais.

 

Abusividade de juros: Outra situação extremamente comum é a abusividade nas cobranças de juros em financiamentos ou empréstimos bancários. Sabemos que essas duas modalidades auxiliam na realização de sonhos ou até mesmo organização financeira, porém, em alguns casos o banco extrapola os limites estabelecidos por lei, aplicando uma taxa de juros a qual não é permitida.

 

Quando o consumidor constatar que o valor das parcelas é extremamente alto para o seu financiamento ou empréstimo bancário, deverá buscar um advogado para realização de cálculo e verificação de juros abusivos.

 

Esta é uma ação bastante comum nos dias atuais, principalmente nos financiamentos imobiliários ou financiamentos de veículos, onde o prazo para pagamento é maior e muitas vezes o cliente não tem conhecimento sobre a taxa de juros permitida.

 

Sobretudo, é de extrema importância o cliente e consumidor ter atenção ao valor da parcela, eis que a abusividade na taxa de cobrança pode gerar prejuízos financeiros e consequentemente não ser possível o adimplemento do financiamento no decorrer dos anos, tendo em vista o alto valor despendido mensalmente.

 

Você deve estar atento nas cobranças realizadas pelo banco e nas taxas acordadas, se caso se sentir lesado com os valores cobrados deverá buscar um advogado especialista na área para ingressar com a ação judicial cabível, extinguindo a obrigação de arcar com os referidos pagamentos. Ainda, em caso de negativação indevida você poderá ser indenizado a fim de ser ressarcido dos prejuízos ocasionados.

Compartilhar :

Entre em contato

Compartilhar :

Preencha os dados e entre em contato