advogados

Qual advogado cuida de dívidas de banco?

Qual advogado cuida de dívidas de banco?

Qual advogado cuida de dívidas de banco

Inicialmente, devemos mencionar a importância do advogado bancário nas relações das instituições financeiras, seja representando o cliente ou o próprio banco. Este profissional com experiencia no direito bancário desempenha papel fundamental e auxilia as partes a entrarem em um consenso sobre dívidas e demais situações que envolvem o direito bancário.

 

De forma geral, podemos afirmar que o direito bancário é uma área abrangente, tendo diversos temas a serem tratados e regulamentados por este ramo do direito.

 

A Constituição Federal de 1988 garante a todos os indivíduos a liberdade e o direito de postular em juízo, ou seja, se você tem um impasse com o banco ou instituição financeira e não consegue acordo, é importante que procure um escritório de advocacia bancária para lhe auxiliar na resolução do referido litigio.

 

Quando falamos no direito bancário e na atuação do advogado bancário, podemos mencionar as diversas áreas que este profissional tem a possibilidade de atuar, sendo elas: elaboração de contratos de empréstimos bancários, contratos de financiamento de veículos ou imobiliários, abertura de crédito retroativo, conta digital, cédula de crédito bancário, processos de cessão de crédito e execuções de dívidas.

 

Muitas pessoas adquirem financiamentos, empréstimo e demais créditos junto ao banco, podemos perceber claramente a facilidade que o banco nos possibilita para pagamento de altos valores, e muitas vezes utilizamos destes privilégios para realizar o sonho da casa própria ou do carro novo.

 

Sobretudo, todos estamos sujeitos a passar por dificuldades financeiras e consequentemente atrasar parcelas acordadas com o banco, gerando uma dívida e restrição junto aos órgãos de proteção ao crédito (SPC-SERASA).

 

Quais as consequências que uma dívida bancária pode gerar?

Se caso você não conseguiu adimplir com os pagamentos junto a sua instituição financeira, deverá buscar formas de realizar o pagamento dos valores em atraso antes que haja ingresso de ação judicial pelo banco.

 

Nas ações de execuções bancárias, o juiz irá analisar os documentos juntados pelo banco e posteriormente intimar o devedor para realização de pagamento dos débitos em aberto, com aplicação de multa, juros e honorários advocatícios.

 

O processo de execução é devidamente regulamentado pela legislação vigente e tem o único objetivo de realizar a cobrança do devedor no que condiz aos valores em abertos e não pagos pelo devedor.

 

Conforme inicialmente mencionado, a Constituição Federal de 1988 garantiu direitos a todos os indivíduos, ainda, garantiu o direito da ampla defesa. Este direito nada mais é do que se manifestar perante o juiz da dívida que está sendo cobrada.

 

Em alguns casos de cobranças, há a possibilidade de realizar a impugnação dos valores cobrados. O advogado em conjunto com o cliente irá na analisar os contratos e demais documentos entabulados e verificar se há abusividade na cobrança de juros.

 

A cobrança abusiva de juros e taxas é considerada pratica ilegal, inclusive, o cliente tem o direito de ser ressarcido dos valores pagos em abusividade, se caso houver a constatação pelo advogado bancário, você terá o direito de ingressar com uma ação em desfavor do banco e requerer a revisão dos seus contratos realizados com a instituição financeiras.

 

Conquanto, se não houver abusividade na cobrança e esta estiver dentro dos parâmetros exigidos por lei, é recomendado que você realize o pagamento de seus débitos junto ao banco. Inclusive no processo de execução, há a possibilidade de parcelamento do débito em 6 (seis) parcelas iguais, de forma que fique menos oneroso ao cliente.

 

Você deve buscar um escritório de advocacia bancária para ter suas dúvidas esclarecidas e ser orientado de quais passos tomar. Se você for executado em um processo de execução, poderá inclusive ter valores em conta ou bens penhorados para satisfação do débito.

 

Ainda, quando há a interposição de processo judicial, normalmente há fixação de multa e honorários advocatícios, o que certamente irá acarretar em maior onerosidade para quitar seus débitos junto a instituição financeira.

 

Converse com um profissional habilitado e esclareça sua situação financeira, a fim de elaborar um planejamento financeiro para adimplir com os seus débitos pendentes.

 

O valor para de honorários advocatícios para contratação de um advogado bancário, será de acordo com a tabela de honorários do seu Estado, por meio desta tabela o profissional irá lhe passar um orçamento para defesa e manifestação no processo de execução. Para saber mais sobre direito bancário, solicite maiores informações para os advogados do escritório de advocacia AssociadosBR.

Compartilhar :

Entre em contato

Compartilhar :

Preencha os dados e entre em contato