advogados

Quero me aposentar: quem devo procurar para encaminhar minha aposentadoria?

Quero me aposentar: quem devo procurar para encaminhar minha aposentadoria?

Quero me aposentar quem devo procurar para encaminhar minha aposentadoria

Nos dias atuais dar entrada no requerimento do benefício de aposentadoria é prático, pois você pode fazer isso 100% online, sem precisar se dirigir pessoalmente a uma agência do INSS do município que reside, inclusive as agências do INSS de um modo geral não aceitam realizar agendamento e protocolo de aposentadoria de forma física, apenas de forma digital.

 

Você até pode requerer o benefício de aposentadoria sozinho(a), mas nada se compara ao alívio de contar com o apoio profissional de um advogado previdenciário especialista nesse momento tão aguardando da sua vida, para a concessão do melhor benefício de aposentadoria.

 

Antes de requerer o benefício de aposentadoria no INSS, entenda quais os benefícios você pode solicitar:

 

Se você quer compreender como dar entrada na aposentadoria, é necessário saber qual tipo de benefício irá requerer, e se está apto para a concessão do benefício requerido.

 

Esses são os principais tipo de aposentadoria:

 

Aposentadoria por tempo de contribuição: É o benefício previdenciário devido ao segurado que completou o período estabelecido em lei, isto é, 30 (trinta) anos, para as mulheres, e 35 (trinta e cinco) anos, para os homens. Atualmente com a reforma da previdência que ocorreu em novembro de 2019, o benefício de aposentadoria por tempo de contribuição foi extinto, sendo válida somente para quem possuir direito adquirido ou entrar nas regras de transição.

 

Aposentadoria Especial: Exclusivo para o segurado que trabalhou por 15, 20 ou 25 anos em ambientes considerados insalubres, em razão da exposição a agentes nocivos à saúde que desgastam a vida do trabalho, tais como ruído, produtos químicos, atualmente em razão da reforma da previdência, o referido benefício somente é valido para os segurados que exerceram cargos insalubres e complementaram 15, 20 ou 25 anos até a data da reforma (13/11/2019).

 

Aposentadoria por idade urbana: Esse benefício exige da mulher 15 (quinze) anos de tempo de contribuição acumulativo com a idade de 62 anos, e para os homens, idade mínima de 65 (sessenta e cinco) anos de idade e 20 (vinte) anos de tempo de contribuição, isso quando as regras de transição se extinguirem.

 

Aposentadoria por idade rural:  É concedida para segurados com o mínimo de 15 anos de atividade rural e idade mínima de 55 (cinquenta e cinco), anos para as emulheres e 60 (sessenta anos), de idade para os homens.

 

Aposentadoria por idade hibrida: É uma “mistura” de contribuição de tempo rural (inclusive laborado com os genitores e irmãos na agricultura familiar), e urbano. Para mulheres exige-se 15 (quinze) anos de tempo de contribuição e 62 (sessenta e dois) anos de idade, e para os homens 65 (sessenta e cinco), anos de idade e 15 (quinze anos) de tempo de contribuição.

 

É necessário destacar que é de suma importância planejar o recebimento do melhor benefício previdenciário, ou seja, saber exatamente o que é de seu de direito, e qual a melhor decisão a ser tomada, pois a partir do momento que o benefício é concedido e você receber o primeiro valor você não poderá renunciar ao benefício escolhido.

 

Dessa forma, a análise previdenciária, também denominada de planejamento previdenciário que é realizado por um advogado especialista serve como base de segurança para o segurado.

 

Planejamento Previdenciário: como funciona e por que fazer?

 

O planejamento previdenciário é importante para todas as pessoas, em razão das diversas opções de aposentadorias e regras que o sistema previdenciário brasileiro apresenta, além disso, saber de todos os seus direitos para a concessão da aposentadoria perante o INSS é de suma importância, serviço este realizado pelo advogado previdenciário que irá estudar o seu histórico de tempo de serviço, idade, e todas as suas contribuições previdenciárias, incluindo a análise das atividades desenvolvidas ao longo do período contributivo, os salários de contribuição e principalmente a legislação aplicada a cada caso especifico para assim haver a concessão do benefício de uma maneira rápida, eficaz e com o maior valor.

 

Com o planejamento previdenciário o trabalhador pode visualizar o futuro da sua aposentadoria e entender qual o melhor caminho a ser realizado para adquirir o melhor benefício para o seu tempo de contribuição e idade.

 

Em muitos casos o planejamento previdenciário é uma projeção a longo prazo, não sendo considerado no planejamento possíveis mudanças nas regras previdenciárias.

 

E para as pessoas que estão mais próximas de adquirir o benefício de aposentadoria, a análise previdenciária realizada pelo advogado especialista serve como base de segurança para o segurado visar o melhor benefício.

Assim, um especialista em direito previdenciário pode colaborar com o seu desejo de se aposentar, de forma rápida e tranquila, pois o profissional irá analisar todos os seus documentos, buscar laudos (PPP) que aumentem seu tempo de contribuição, e realizar simulações para chegar ao melhor caminho para dar entrada no melhor benefício de aposentadoria, de modo que você receba o maior valor possível.

 

Dúvidas sobre aposentadoria? Converse com um advogado online e saiba mais.

 

Ainda com dúvidas? Conte com o auxílio de um advogado em Jaraguá do Sul do Escritório de Advocacia Associados BR.

Compartilhar :

Entre em contato

Compartilhar :

Preencha os dados e entre em contato