Objetivamente, podemos mencionar que a criação de uma holding familiar é imprescindível para evitar prejuízos financeiros e manter um bom planejamento sucessório, realizando consequentemente a blindagem dos bens da empresa e a proteção dos sócios nas relações societárias.
De forma clara e objetiva, a Holding é caracterizada como uma sociedade, podendo ser simples, anônima ou empresária, a qual detém os bens particulares de um grupo familiar, o principal objetivo desta pessoa jurídica é a facilitação de processos sucessórios, este planejamento empresarial é de suma importância e traz inúmeras vantagens para a proteção de patrimônio e sucessão familiar.
Quando estamos falamos em relações familiares, empresariais e financeiras, sabemos que os negócios devem ser feitos e observarem os mínimos detalhes a fim de evitar danos para os envolvidos, desta forma, é imprescindível a contratação de um advogado de holding familiar para auxiliar neste planejamento sucessório.
Este é um assunto que vem crescendo dentro das sociedades e das relações pessoais que muitas vezes causa algumas dúvidas aos interessados, de forma que o advogado poderá orientar o empresário para a melhor escolha, baseando-se no histórico da empresa e na legislação vigente.
Todas as áreas do direito são regidas por lei, na holding familiar temos alguns ramos que se conectam, como por exemplo o direito sucessório e empresarial, ou seja, estamos falando de proteção de patrimônio, não restando dúvidas da importância do acompanhamento de um advogado de holding familiar para segurança jurídica familiar e empresarial.
A holding familiar é de suma importância e busca proteger o patrimônio dos sócios, filhos, e bens da sociedade, de forma que deve ser planejada com cautela a fim de evitar transtornos e prejuízos financeiros para a sua pessoa jurídica.
O que é uma holding familiar?
Objetivamente, a holding familiar tem por objetivo o planejamento e proteção do patrimônio da empresa e família. Nos dias atuais, esta sociedade vem tomando espaço dentro das relações empresariais, tendo em vista que traz inúmeros benefícios para a empresa e seus familiares.
Ainda, esta sociedade visa a proteção dos negócios empresariais, sucessórios e administrativos, evitando disputas judiciais.
Vantagens da criação de uma Holding Familiar
Conforme mencionado, a criação de uma holding familiar traz algumas vantagens para quem adquire, sendo elas:
- Controle Patrimonial: Podemos mencionar o controle patrimonial a principal vantagem dentro da Holding. Com a instituição da sociedade, é possível o controle sobre todo o patrimônio empresarial e familiar, o qual é realizado por intermédio de uma pessoa jurídica. A sociedade poderá ser simples, empresária ou anônima, esta escolha deverá ser feita pelos sócios com a orientação de um profissional habilitado.
- Proteção do patrimônio familiar e empresarial: A holding familiar será planejada pelos sócios, evitando a participação de pessoas alheias ao ingresso dentro da sociedade. Com a criação desta proteção, os bens e patrimônio da empresa e dos sócios não estará sujeito a penhoras e constrições judiciais.
- Administração de investimentos: Com a criação de uma holding, é possível que seja realizada a reunião de investimentos vinculados ao patrimônio da sociedade, de forma que todos os investimentos e circulação de capital estarão protegidos, além dos bens móveis e imóveis.
Quanto custa para contratar um advogado de Holding Familiar?
Podemos afirmar que a criação de uma Holding familiar se trata de um investimento a longo prazo. Quando falamos em planejamento e proteção de bens, sabemos que o acompanhamento de um advogado de holding familiar é imprescindível para a eficácia da proteção patrimonial.
Dito isto, é importante que você busque um profissional com experiência e boas referências no ramo de holding familiar, eis que lhe trará segurança jurídica e evitará futuros transtornos para seu planejamento familiar e empresarial.
Quando falamos em valores e contratação de um advogado de holding familiar, este valor será arbitrado de forma justa, levando em consideração o trabalho e planejamento a ser desenvolvido, sem levar em conta o patrimônio do cliente.
No caso de Holding familiar, a OAB não estabelece um parâmetro para a cobrança de honorários, dessa forma, você deverá buscar um profissional que já atue na área e que tenha conhecimento dos tramites, a fim de lhe trazer menor onerosidade para o seu planejamento sucessório.
Seja consciente e cuide do seu patrimônio e patrimônio da sua empresa, é de suma importância proteger a saúde financeira e sucessória do seu negócio.