A recuperação judicial tem como principal objetivo fazer com que o devedor supere a crise econômico-financeira de sua empresa com maior facilidade, permitindo a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores. Com isso, a empresa se mantém preservada, assim como sua função social e o estímulo à atividade econômica. No entanto, esse é um processo que demanda atenção e cuidado, sendo fundamental contar com um advogado de recuperação judicial. Portanto, se quer saber mais sobre o que esse advogado faz, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim.
O que é a recuperação judicial?
Em resumo, a recuperação judicial é uma providência legal utilizada para evitar que uma empresa decrete a chamada falência, dentro do regramento jurídico. Ao contratar um escritório de advocacia especializado, a empresa deve solicitar à justiça o pedido de recuperação judicial. Mas, para isso, é necessário preparar um processo relatando sobre o ocorrido para apresentar ao juiz responsável.
Depois de aprovado, a empresa tem 60 dias para apresentar um plano de recuperação, sendo que o juiz deve apresentar esse plano para todos os credores. Com isso, eles têm um prazo para se manifestar de 180 dias, dizendo se são favoráveis ou não ao plano apresentado.
Se aprovado, a empresa estará em recuperação judicial, devendo seguir todos os passos que apresentou no plano de recuperação, com suas operações seguindo normalmente. Nesse tempo, o pagamento aos credores deve ser feito, podendo variar entre 10 a 15 anos, mas com prazos variados de acordo com cada caso.
O que faz um advogado de recuperação judicial?
É fundamental que todos os procedimentos legais sejam cumpridos e para isso, o advogado de recuperação judicial é o melhor investimento.
Ele pode atuar como assessor, fazendo a interface com as áreas internas para viabilizar o procedimento, assim como ser auxiliar do Juízo como administrador judicial, representando os interesses dos credores, adotando providências necessárias para o recebimento do crédito dentro de condições de prazo e possíveis, sempre de acordo com a lei.
Portanto, é o advogado de recuperação judicial que esse será um procedimento seguro, visto que possui grande conhecimento e experiência. Altamente qualificado, o profissional entende quais são os passos necessários para o procedimento, sendo que quando não realizado corretamente, pode causar resultados indesejados, prejudicando todo o processo de recuperação judicial, ocasionando ainda mais prejuízo e dores de cabeça para todos os envolvidos.
Converse com um advogado online especializado em recuperação judicial e saiba mais a respeito.
Ainda com dúvidas? Conte com o auxílio de um advogado em Jaraguá do Sul do Escritório de Advocacia Associados BR.