advogados

O que faz um advogado de divórcio e como ele pode me auxiliar na separação?

O que faz um advogado de divórcio e como ele pode me auxiliar na separação?

O que faz um advogado de divórcio e como ele pode me auxiliar na separação

É fato que a presença de um advogado é obrigatória em todos os processos de divórcio, sejam eles judiciais ou extrajudiciais. Sabemos que esse não é um momento fácil para os envolvidos, mesmo sendo um acordo mútuo, sentimentos vêm à tona, podendo prejudicar a negociação. Sendo assim, ter um advogado de divórcio é fundamental para agilizar o processo e garantir um resultado justo para seu cliente. Contudo, ao contratar um escritório de advocacia nem sempre o modo de atuação do profissional fica claro. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para explicar o que faz um advogado de divórcio.

 

saiba mais

 

O que faz um advogado de divórcio? 

A lei exige que esse profissional esteja presente para defender os direitos dos envolvidos, para que nenhum cônjuge saia do casamento com seus direitos perdidos. Ao decidir se divorciar, o casal deve entrar com o pedido, sendo que no Brasil existem três modalidades possíveis: judicial consensual, extrajudicial e o litigioso. Entenda melhor sobre sua atuação em cada um deles:

Divórcio judicial consensual 

Aqui, ambas as partes concordam com os termos, mas existe algum tipo de impedimento para a solução no cartório. Nesse caso, o advogado pode ser o mesmo para o casal, atuando ao realizar o pedido de divórcio ao juiz. Na petição, o profissional irá deixar claro todos os pontos debatidos com as partes e quais foram os termos decididos. 

Divórcio extra judicial

O divórcio extrajudicial é feito no cartório mediante escritura, sendo que para isso, é necessário que os cônjuges concordem com todos os termos e atendam os requisitos. O advogado das partes também pode ser o mesmo aqui, sendo responsável por elaborar o pedido que será enviado ao cartório com todo o acordo feito previamente entre as partes. 

Divórcio litigioso

Por fim, esse tipo de divórcio é quando uma ou as duas partes discordam dos termos ou não deseja prosseguir com o divórcio. Nessa modalidade, cada parte precisa ser representada por um advogado diferente. Os profissionais serão os responsáveis por auxiliar cada cônjuge em sua parte no processo, seja para produzir provas, no arrolamento de testemunhas e também na defesa dos direitos de seu cliente.

 

saiba mais

 

Portanto, o advogado de divórcio é especialista em lidar com todas as etapas do processo e a solução de conflitos. Sendo assim, com esse profissional ao seu lado, você garante maior segurança e proteção, além de agilidade. Tudo isso é muito importante em um processo tão delicado quanto o divórcio.

Ainda com dúvidas sobre o assunto? Converse com um advogado online e saiba mais sobre divórcio.

Compartilhar :

Entre em contato

Compartilhar :

Preencha os dados e entre em contato