É fato que ao longo dos anos, o esporte se tornou algo muito além da prática pelo prazer, criando diversos atletas, organizações, clubes e confederações. Sendo assim, é comum surgirem situações em que seja necessário contratar um escritório de advocacia, seja para a defesa de atletas, análise de contratos, carreira, etc. No entanto, existe um regulamento específico da área, sendo fundamental contar com a ajuda de um advogado desportivo, a fim de garantir maior agilidade e eficiência. Mas, sabemos que a atuação desse profissional não é tão clara para muitos e é justamente sobre isso que vamos falar hoje.
O que faz um advogado desportivo?
O advogado pode atuar em diferentes áreas desse ramo do universo jurídico, como em escritórios especializados em litígios desportivos ou atendimento específicos de clientes com interesses que envolvam o assunto. No primeiro, ele irá representar atletas, dirigentes e demais colaboradores desse mundo em conflitos judiciais perante a Justiça Desportiva, como faltas graves durante jogo, infringimento de leis em campo, etc. Já no segundo caso, sua atuação é mais ampla, não sendo restringido apenas aos tribunais. Aqui, ele pode também atuar como agente de atletas, sendo responsável por intermediar transações, trabalhar em questões de direitos trabalhistas, licenças de uso de imagem, etc.
Além de entender tudo sobre direito desportivo, o advogado também pode apoiar seus clientes na constituição de empresas desportivas, assim como intervir em processos de antidoping para assegurar a defesa do atleta.
Vale lembrar ainda que o advogado desportivo também pode oferecer aconselhamento de gestão para dirigentes de qualquer tipo de instituição e organização desportiva, seja um time ou não.
Quando recorrer a um advogado desportivo?
É possível que atletas se envolvam em problemas legais ou relacionados a questões contratuais ao longo do tempo e da carreira como profissionais. Essas situações podem ser difíceis de resolver sem a ajuda de profissionais especializados com conhecimento do enquadramento legal e relativo ao direto desportivo.
Sendo assim, os advogados especialistas são os melhores profissionais, oferecendo aconselhamento jurídico adaptado às circunstâncias de cada situação. Inclusive, além de atletas, clubes, empresas, árbitros, federações, agentes esportivos, intermediários, marcas e patrocinadores podem usar os serviços desses advogados quando necessário.
Portanto, agora que você sabe o que faz um advogado desportivo e quando contratar esse profissional, entende que ele possui grande importância no cenário dos esportes. Afinal, tem total conhecimento e experiência nesse universo, oferecendo as melhores soluções para cada caso e situação.
Ainda com dúvidas? Conte com o auxílio de um advogado em Jaraguá do Sul do Escritório de Advocacia Associados BR.