O que é o dano material?
O dano material condiz com a esfera patrimonial do cliente, onde o mesmo teve lesado os seus bens/patrimônios por outra pessoa, o bem material é caracterizado como o bem físico, onde a pessoa que foi prejudicada tem direito de entrar com uma ação indenizatória a fim de cobrar os prejuízos causados por outro.
O que faz o advogado de danos materiais?
O advogado que irá atuar na área de direito material, é especializado em direito civil, onde irá analisar todo o contexto da situação ocorrida com o cliente, fundamentando-se na legislação e entendimentos dos tribunais a fim de ingressar com uma ação de indenização por dano material.
Para ingressar com a ação de indenização por dano material, é preciso ter provas a fim de demonstrar ao juiz que foi lesado por terceiros e tem o direito de cobrar os valores. Os prejuízos financeiros, devem ser informados e requeridos ao juiz mediante recibos para conserto/substituição do bem afetado, fotos, e testemunhas que presenciaram o ocorrido.
A terceira pessoa possui o dever de realizar o pagamento dos danos, inclusive, o Código Civil possui previsão legal no que condiz ao ato ilícito e ao pagamento de indenização em caso de causar danos a outrem.
O advogado em Jaraguá do Sul, irá orientar o cliente de forma prática e eficaz, a fim de atender os interesses da parte prejudicada, podendo atuar na esfera judicial ou extrajudicial. Na esfera extrajudicial há a possibilidade do envio de uma notificação direcionada a pessoa que causou o dano para que esta realize o pagamento dos valores antes da abertura de um processo judicial.
É importante que no momento da contratação de um advogado de danos materiais, a parte interessada tenha certificação de que o advogado atuante possua experiência na área, visto que deve se observar e aplicar a melhor forma para a resolução do litígio.
Algumas ações que o Advogado de dano material atua
São várias as situações que envolvem o direito de requerer indenização por dano material, estamos sujeitos a circunstâncias do cotidiano em que podemos causar e sofrer danos de terceiros. Os casos mais frequentes que aparecem em um escritório de advocacia em Jaraguá do Sul, seriam os seguintes:
Colisão de veículos/acidente de trânsito: Conforme mencionado anteriormente, estamos sujeitos a inúmeras situações em nosso cotidiano. Os acidentes de trânsito ocorrem de forma inesperada, nós diariamente nos locomovemos ao trabalho, escola, mercados, podendo ocorrer uma colisão durante o percurso. Quando por exemplo acontece uma colisão/acidente de trânsito, logo, pensamos nos prejuízos que nos foram causados diante do acidente. Como ser ressarcido por um terceiro que bate em meu veículo?
Para cobrar os valores deste dano material e diminuição de patrimônio, devemos observar o que deu causa ao acidente e também a melhor forma de solucionar o impasse. Se caso não solucionado, é necessário buscar o auxílio de um advogado de danos materiais em Jaraguá do Sul, que seja especializado para ingressar com uma ação.
Para isso, a parte prejudicada deve obter três orçamentos para o conserto do veículo a fim de demonstrar quais foram as partes danificadas e também os valores que busca indenização para conserto do bem. O juiz irá analisar os fatos e determinar que a parte que deu causa ao acidente, realize o pagamento do menor orçamento. É importante mencionar que a parte que foi lesada não pode enriquecer ilicitamente diante da situação, desta forma o juiz determina a obrigação de realizar este menor orçamento nada além do devido.
Compra de um bem móvel pela internet: Cada vez temos mais praticidade na hora de realizarmos a compra de um bem. Temos a nossa disposição diversos sites que facilitam na hora de realizar compras.
Quando é realizada a compra de um bem pela internet, os consumidores devem se atentar à inúmeras situações que podem ocorrer. Ao adquirir um produto de forma virtual e realizar o pagamento deste, há várias expectativas para a chegada do bem em nosso endereço. Porém, podem ocorrer situações em que o produto não é entregue, e nestes casos o que fazer? Este é um exemplo claro de prejuízo material, tendo a parte efetuado o pagamento e não ter recebido o produto.
Esse caso pode ser levado ao judiciário para que a fornecedora responsável pelo site indenize por dano material pela falta de entrega do produto. Para isso, a parte deverá comprovar ao juiz por meio de confirmação do pedido e comprovante de pagamento para demonstrar que os fatos que alega são verídicos e que possui o direito do ressarcimento do dano material.
Nas situações citadas e outras que envolvem o direito de indenização por dano material, é imprescindível buscar um profissional habilitado na área, a fim de que auxilie o cliente, esclarecendo todas as suas dúvidas. Assim, é recomendado que procure um advogado de dano material.